Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
24/01/2012 - 03h00

A odisseia científica para prolongar a existência humana

OLÍVIA FLORÊNCIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A morte é esperada por todos, mas o fim é visto com maus olhos -e o que o precede também. Envelhecer é uma das grandes angústias do ser humano. Perder a lucidez ou depender dos outros para as tarefas simples do cotidiano são implicações que preocupam todos. Não surpreende que os cientistas gastem tempo e energia tentando entender melhor o envelhecimento.

Hoje a ciência busca entender os processos de envelhecimento celular, não somente para eliminar rostos enrugados ou cabelos brancos, mas dar às pessoas a chance de envelhecer melhor, sem doenças degenerativas. Outros cientistas mais ambiciosos acreditam que podem encontrar as chaves dos processos celulares de envelhecimento e nos levar à imortalidade.

Eis algumas pesquisas sobre o envelhecimento que tentam prever e controlar o que o futuro pode nos reservar -de tempo extra- em vida.

###CRÉDITO###

Colaborou MARCELO SOUZA

OLÍVIA FLORÊNCIA participou da 52ª turma do programa de treinamento em jornalismo diário da Folha, que foi patrocinado pela Philip Morris Brasil, pela Odebrecht e pela Syngenta.

NO CORPO

NA ATIVA

NA LEI

NO APOIO

NO MAPA

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página