Descrição de chapéu férias

New York Times põe Lençóis Maranhenses e Manaus em lista dos melhores destinos turísticos de 2023

Parque da região Nordeste aparece em 11º lugar de ranking com 52 localidades no mundo inteiro; capital amazonense em 41º

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com 150 mil hectares, os Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas (MA), abrigam dunas, lagoas de água doce, áreas de restinga e manguezais

Com 150 mil hectares, os Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas (MA), abrigam dunas, lagoas de água doce, áreas de restinga e manguezais Zanone Fraissat/Folhapress

São Paulo

O parque nacional dos Lençóis Maranhenses, no Nordeste, e a cidade de Manaus, na região Norte, são os dois destinos brasileiros que aparecem em lista do jornal The New York Times com as 52 melhores localidades para conhecer em 2023. A lista é encabeçada por Londres.

O jornal americano descreve Lençóis, que aparece na 11ª posição, como "o antídoto contra a sensação claustrofóbica da era Covid —uma passagem lunar vasta onde se pode vagar livremente". Diz ainda que quem visita o local se sente "vagamente no planeta Terra" entre suas dunas de areia impecavelmente brancas e lagoas azuis preenchidas por água da chuva.

A publicação informa que não há sinal de celular no parque nordestino ou qualquer sinal de conforto. "Há apenas poucas estruturas, pessoas ou mesmo árvores por perto. E sua proximidade com a linha do Equador significa que ele é ardentemente quente durante o dia."

Já quando fala da capital amazonense, que figura em 41º lugar, o New York Times se derrama sobre a sua culinária. "Restaurantes estrelados de São Paulo usam ingredientes amazônicos para parecerem exóticos, mas em Manais pode-se saborear cabaças fumegantes de tacacá em barracas na frente do Teatro Amazonas."

O diário nova-iorquino ainda dá algumas dicas para o turista que decidir viajar à cidade amazônica: o restaurante Biatuwi, com culinária de origem indígena, além do Banzeiro e o Moquém do Banzeiro, do chef Felipe Schaedler.

A lista do New York Times traz, logo depois de Londres no primeiro lugar, os seguintes destinos em seu ranking: Morioka (Japão), Monument Valley (EUA), Kilmartin Glen (Escócia), Auckland (Nova Zelândia), Palm Springs (EUA), Kangaroo Island (Austrália), Vale do rio Vjosa (Albânia), Accra (Gana) e Tromso (Noruega).

Não há outros destinos brasileiros na lista além de Lençóis Maranhenses e de Manaus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.