São Paulo

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem dois terços de sua área cobertos por dunas

Quando ir: As lagoas localizadas entre as dunas se enchem durante o período de chuvas, de janeiro a julho, e a melhor época para pegá-las cheias é de junho a setembro. Os meses com menos lagoas são dezembro e janeiro.

Como chegar: A entrada mais fácil para o parque é por Barreirinhas, cidade a 250 quilômetros de São Luís, a capital do Maranhão. São quatro horas de carro, por estrada asfaltada, que podem ser feitos de van fretada ou com ônibus da empresa Cisne Branco, por R$ 51. A viagem dura cinco horas. Há um pequeno aeroporto em Barreirinhas, mas, pelo preço, é melhor voar para São Luís e seguir por terra.

O que fazer: Nos meses de lagoas cheias, a maior atração é pular de lago em lago e aproveitar as águas limpas e de temperatura amena. Para isso, porém, é preciso condicionamento físico: as lagoas ficam entre as dunas, e o sobe e desce é cansativo. No fim, a paisagem e a água compensam o esforço. Não há sombras no parque, então é indicado fazer passeios de meio período. Para além das dunas, dá parar passear de barco pelo rio Preguiças, aproveitar as praias em Atins e até fazer kitesurfe, entre setembro e novembro.

O que fazer nos 50 destinos escolhidos pelo júri de Turismo

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.