Descrição de chapéu greve

Greve fecha torre Eiffel em Paris e deixa turistas revoltados

Paralisação foi organizada por dois sindicatos de trabalhadores do monumento nesta segunda-feira (19)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

O fechamento da torre Eiffel devido a uma greve convocada por trabalhadores da administração do local deixou desapontados turistas que vieram de longe para ver uma das atrações mais famosas da França.

Placa na torre Eiffel que diz: "Devido a uma greve, a torre está fechada. Pedimos desculpas"
Placa na torre Eiffel nesta segunda-feira (19) que diz: "Devido a uma greve, a torre está fechada. Pedimos desculpas" - Sarah Meyssonnier/ Reuters

"Teríamos mudado a data da viagem se a gente soubesse que haveria um problema desse tipo", afirmou o argentino Gabriel Mimica, 42, que disse estar desapontado com a greve.

"Viemos com toda a expectativa de conhecer a torre, descemos do táxi e nada, vimos só o cartaz [que informava sobre o fechamento]", afirmou Mimica, que veio pela primeira vez a Paris com sua família.

Courtney Scott, viajando com seu parceiro, disse estar revoltada. "Deixamos nosso bebê em casa para nos permitir esse passeio romântico e não pudemos subir", disse a irlandesa de 30 anos.

A greve foi anunciada pelos dois sindicatos dos trabalhadores do monumento da capital francesa, CGT e FO. Segundo os grevistas, a gestão atual está levando a Sete, a empresa que opera a torre, a uma situação insustentável.

Os sindicatos afirmam que o modelo de negócio sustentado pela prefeitura de Paris, acionista majoritária da empresa, tem desequilíbrio entre receita e despesa, o que se agravou com a crise da Covid.

A torre Eiffel, o monumento mais famoso de Paris, recebeu 6,3 milhões de visitantes em 2023, um número maior do que em 2019, antes da pandemia. Construída em 1889, para a Exposição Universal de Paris, a o monumento rapidamente se tornou o símbolo da capital francesa.

A torre deve permanecer fechada nesta segunda-feira. A expectativa é que uma nova assembleia geral decida na terça-feira se a greve continuará ou não.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.