Voto útil parece ter ido à direita na eleição, dizem colunistas

Mônica Bergamo e Wilson Gomes comentam resiliência do bolsonarismo na votação deste domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A última live deste domingo eleitoral foi dedicada a repercutir os resultados do pleito, em que se observou um bolsonarismo revigorado no Legislativo e no Executivo.

jair bolsonaro
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro, ao votar neste domingo - Carl de Souza/AFP

"Havia impressão de que Lula levaria o país à esquerda, mas foi ele que teve que ir para o centro, até para a direita", disse a jornalista Mônica Bergamo. "Os favoritos a levar governos eram a maioria de direita, exceto no Nordeste, os Parlamentos vêm caminhando para a direita."

"O susto foi não ter uma onda lulista, mas o recado é que o bolsonarismo não era uma onda, mas um movimento que se cristalizou e consolidou", disse o professor Wilson Gomes. "Os ministros e deputados mais visíveis do bolsonarismo foram eleitos estrondosamente."

Bergamo comentou que o voto útil, muito defendido pela esquerda para garantir uma vitória de Lula no primeiro turno, "não foi para um lado só".

"Isso faz com que Bolsonaro suba mais. O risco de Lula ganhar em primeiro turno talvez tenha assustado os eleitores, que podem ter migrado para Bolsonaro. Como Simone e Ciro terminaram com menos votos, aparentemente os seus foram para o presidente e não para Lula."

"Ainda precisamos aprender a entender pesquisas", afirmou a jornalista. "O astronauta Marcos Pontes foi mostrado pelo Datafolha como disparando, e o Márcio França caindo, então poderia haver essa ultrapassagem."

O jornalista Fernando Canzian apontou que "os bolsonaristas mais aguerridos, violentos, foram eleitos". "É um novo tipo de político que está tomando conta do cenário brasileiro."

São bolsonaristas ideológicos, não fisiológicos, segundo Gomes. "Achávamos que o bolsonarismo era um intervalo, um pesadelo de que acordaríamos, mas não é bem assim."

"Talvez o bolsonarismo seja mais duradouro, quem sabe independente até de Bolsonaro. O antipetismo foi menos detectado pelas pesquisas do que de fato existe. Uma espécie de voto útil para a direita."

A TV Folha realizou neste domingo uma programação especial ao vivo sobre as eleições de 2022, que analisou as perspectivas e resultados do pleito. Haverá mais transmissões online ao longo da próxima semana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.