Documentário aborda impactos da produção de ração de peixe na África

Episódio integra série 'Despachos do Oceano Fora da Lei', de Ian Urbina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em seu sexto episódio, a série documental "Despachos do Oceano Fora da Lei" investiga os impactos da produção de ração de peixe e dos arrastões estrangeiros na região de Gâmbia, na África Ocidental.

Levantamentos recentes estimam que um quinto da vida marinha retirada do mar acaba moído e transformado em ração para alimentar criações de peixe para consumo.

Isso indica que a indústria da aquicultura, apontada como uma solução para diminuir o esgotamento natural dos oceanos, está, na verdade, dizimando estoques de peixe e ameaçando a vida de milhões de espécies em todo o mundo.


A Folha publica o material em parceria com a organização jornalística sem fins lucrativos The Outlaw Ocean Project, dirigida pelo jornalista Ian Urbina. Ex-repórter do New York Times, ele investiga há uma década crimes ambientais e contra os direitos humanos em águas internacionais.

Os minidocs também estão sendo publicados por parceiros em diferentes países, como as revistas Time (EUA) e Oceanographic (Inglaterra) e os jornais Globe and Mail (Canadá), Clarín (Argentina), El Diario (Espanha) e Il Fatto Quotidiano (Itália).

Despachos do Oceano Fora da Lei

Série documental é publicada semanalmente, com novos episódios às segundas-feiras

A série, que terá ao todo dez episódios, abordou no primeiro ("Onde os Assassinos Ficam Livres") uma chacina registrada em vídeo e, ainda assim, não investigada por diferentes governos.

O segundo, "Escravidão no Mar", descreve as condições degradantes de trabalho forçado, humilhações e tráfico de pessoas a que milhares de homens são submetidos em navios pesqueiros longe de qualquer tipo de fiscalização.

O terceiro, "Sonhadores de um Mundo Flutuante", visita o Principado de Sealand, uma plataforma de defesa antiaérea da Segunda Guerra, na costa da Inglaterra, transformada em nação por um ex-major do Exército britânico em 1966, e discute projetos que se apresentam como solução para a vida na Terra no futuro.

No quarto, "O Cano Mágico", a equipe explora o despejo intencional de todo tipo de dejetos, inclusive tóxicos, em águas internacionais.

No capítulo intitulado "Garimpeiros das Profundezas", Urbina veio ao Brasil acompanhar o trabalho de ativistas do Greenpeace para tentar proteger um recife de corais no rio Amazonas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.