Descrição de chapéu Deutsche Welle mudança climática clima

Vídeo: O primeiro deserto brasileiro

Embora parte do Nordeste seja conhecido por suas paisagens secas, uma área árida está se encaminhando para se tornar um deserto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deutsche Welle

Você sabia que tem um deserto imenso surgindo no Brasil? Fica numa região da Bahia. Em partes do Nordeste, é comum uma paisagem mais seca, quase sem verde. É o clima semiárido. Ele era o que existia de mais severo em termos de falta de chuva no Brasil.

Mas isso mudou, como constatou um estudo feito a pedido do governo. Pela primeira vez, surgiu uma faixa de território árido, que está no caminho de virar um deserto.

"A aridização é um processo irreversível, porque é uma mudança de clima. E a mudança de clima em razão das mudanças climáticas. Como sabemos que o aquecimento global continua, e vai continuar", conta Ana Paula Cunha, do Cemaden. "Ainda que as mudanças climáticas sejam mitigadas, ainda que reduzam gases de efeito estufa, ainda assim esse aquecimento vai continuar. Portanto o processo de aridização é um processo irreversível."

Bem, não é que vai aparecer um Saara da noite para o dia na Bahia, porque o Saara é fruto de milênios de evolução climática. O que está nascendo na Bahia é um deserto no sentido da falta de vida: a terra chega num ponto de degradação em que não nasce mais nada.

Esse é um ponto crítico: a redução na disponibilidade de água. Um relatório da ONG MapBiomas alerta que o Brasil, símbolo de abundância, está secando. O território ainda concentra 12% do volume de água doce no mundo, mas perdeu um milhão e meio de hectares de superfície hídrica em três décadas.

O Brasil está ficando mais quente e seco. E os sinais são de que a aridez não vai se restringir ao Nordeste. Apenas a região Sul ficaria de fora de uma zona de perigo. "Mas eu diria que o grande alerta é para outras regiões que têm também secado", frisa Ana Paula, do Cemaden.

A saída emergencial, na opinião dos especialistas ouvidos pela reportagem, é apenas uma: pensar em formas de adaptação. "Eu acredito que o enfrentamento, de alguma forma, da mudança climática já está, de alguma forma, muito atrasada por todas as questões bem conhecidas, e portanto não devemos esperar que e a situação piore tanto que as mudanças se tornem muito mais dolorosas", disse Javier Tomasella, do Inpe.

O Ministério do Meio Ambiente, em nota, informou que vai lançar um plano de combate à desertificação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.