Descrição de chapéu Deutsche Welle União Europeia

Vídeo: Vovó apaga suásticas em Berlim

Irmela, 79, que está nessa "missão" há 40 anos, diz que já apagou mais de 94 mil mensagens de ódio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deutsche Welle

Irmela tem 79 anos e sai pelas ruas de Berlim apagando pichações xenófobas. Ela, que pinta um coração por cima das mensagens de ódio, diz que está nessa "missão" há 40 anos. "Eu não estou a fim passar por muros com símbolos e mensagens de ódio. Isso me machuca", afirma a aposentada Irmela Mensah-Schramm.

Em 2017, Irmela foi acusada de danos contra propriedade privada e chegou a ter que pagar uma multa de 1.800 euros. Atualmente, mesmo enfrentado retaliações de grupos de extrema-direita, ela não se intimida. "Nasci em 1945. Não posso fazer nada sobre o que aconteceu [na Alemanha nazista]. Não vivia naquela época. Mas agora posso. Estou viva agora e posso fazer algo", conta.

Nos últimos dias, milhares de pessoas têm protestado na Alemanha contra o extremismo de direita. A onda de protestos foi desencadeada pela revelação de que extremistas de direita se reuniram para discutir a deportação em massa de estrangeiros.

Manifestantes se reunem em frente à prefeitura de Berlin para protestar contra o crescimento da extrema direita na Alemanha - Christian Mang - 17.jan.24/AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.