Por que tantas brasileiras engravidam na adolescência?

Isabella Faria recebe a repórter Bárbara Blum

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No Brasil, qualquer gestação ocorrida antes dos 14 anos é considerada uma ameaça à vida da mãe e, consequentemente, está dentro das circunstâncias que permitem o aborto legal.

Em 2023, dados preliminares do município de Autazes, no interior do Amazonas, apontam 21 casos de gravidez em meninas com até 14 anos, colocando o município entre os com maior incidência de gestações nessa faixa etária. Entre os 15 e 19 anos, o número aumenta para 221 casos.

Além disso, segundo um estudo feito a pedido do Ministério da Saúde, um quinto das meninas brasileiras que engravidam na adolescência afirma não saber como evitar filhos e a mesma fração volta a engravidar antes de atingir a maioridade.

Para falar mais sobre gravidez precoce no Brasil, a apresentadora Isabella Faria recebeu a repórter Bárbara Blum no Como É que É? desta quarta-feira (27).

Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.