Descrição de chapéu Como É Que É?

O que é a febre oropouche e como preveni-la?

Priscila Camazano recebe a editora-assistente Ana Botallo nesta quarta-feira (21)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em julho, o Ministério da Saúde confirmou as duas primeiras mortes por febre oropouche no país. Até então, não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbito pela doença.

Os casos foram registrados em duas mulheres de 22 e 24 anos, sem comorbidades, nas cidades de Camamu e Valença, na Bahia, respectivamente.

Segundo a pasta, a detecção de casos foi ampliada para todo o país em 2023, após o Ministério da Saúde disponibilizar de forma inédita testes diagnósticos para toda a rede nacional de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

Até então, os casos se concentravam na região Norte do Brasil. Neste ano, já foram registrados mais de 7.000 casos de febre oropouche, em 20 estados brasileiros. A maior parte deles no Amazonas e em Rondônia.

Para explicar o que é a febre oropouche e como preveni-la, a apresentadora Priscila Camazano recebe Ana Bottallo, editora-assistente de Saúde, no Como É que É? desta quarta-feira (21).

Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.