Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2010 - 08h16

Após início pessimista, ministros de Ambiente fazem negociações andarem

Publicidade

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Após dias de pessimismo, a última e decisiva semana da COP-16 começou com uma injeção de ânimo para as mais 190 nações que participam da conferência.

Depois de uma semana de poucos avanços, a chegada dos ministros do Ambiente a Cancún permitiu que as discussões fossem adiante. No fim de semana, novos textos para servir de base para as discussões entre os países foram redigidos. Eles tiveram boa aceitação.

Até senador tucano defende ausência de Lula na COP-16
Longe da COP, legisladores debatem acordo "realista"

"Esses textos cobrem todos os elementos para termos um pacote balanceado, e isso é bom", disse Connie Hedegaard, comissária do clima da União Europeia.

Henry Romero/Reuters
Ativistas da Delegação Jovem Canadense (CYD, na sigla em inglês) fazem manifestação durante conferência do clima
Ativistas da Delegação Jovem Canadense (CYD, na sigla em inglês) fazem manifestação durante conferência do clima

"Nós temos as bases para trabalhar esta semana. Não podemos deixar Cancún de mãos vazias", completou.

Segundo os diplomatas, os países ricos estão indicando maior tolerância com a ideia de ajudar financeiramente países ameaçados pelas consequências da mudança climática.

Além disso, o Reino Unido indicou que pode reduzir suas metas de emissão de CO2.

O revés ficou por conta da divulgação de mensagens diplomáticas pelo site Wikileaks relacionadas às negociações do clima. Elas diziam que EUA e União Europeia deveriam procurar maneiras de "neutralizar ou marginalizar" países vistos como "pouco dispostos a ajudar" nas negociações, como Venezuela e Bolívia.

Além disso, a ideia dos EUA era pressionar países muito vulneráveis à mudança climática, especialmente os países-ilhas, a apoiar as suas posições. Essas nações, diziam as mensagens, por precisarem de assistência financeira, "podem ser os nossos melhores aliados".

O chefe da delegação boliviana, Pablo Solon, disse que as mensagens "confirmam o que sempre falávamos: a interferência, a pressão e a chantagem lamentavelmente conduzidas pelos EUA".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página