Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Renan aponta 13 contradições de Nise Yamaguchi à CPI da Covid

Relator da comissão contrapôs falas da médica com fatos apurados e outros depoimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, e a equipe técnica que o acompanha na comissão compilaram uma tabela na qual apresentam contradições da médica Nise Yamaguchi em seu depoimento à comissão nesta terça (1º).

Entre elas constam falas na qual, de acordo com o relatório produzido por Calheiros, ela confirmaria a existência de um gabinete paralelo —que aconselharia o presidente Jair Bolsonaro em questões ligadas à epidemia de Covid-19.

"[Yamaguchi] esteve com Arthur Weintraub [ex-assessor da presidência] em reuniões na Presidência, em cerimônias e, inclusive, em evento denominado 'médicos para a vida', aquele discutiu possibilidades e estratégias para se viabilizar e distribuir medicamentos para tratamento precoce. Também participou de diversas reuniões no Ministério da Saúde", aponta o documento da equipe do relator da CPI.

A médica doutora Nise Yamaguchi
A médica doutora Nise Yamaguchi - Pedro Ladeira/Folhapress

Ainda segundo o documento, há contradições quando a médica afirmou afirmou que não participa de discussões sobre vacinas e que o presidente Jair Bolsonaro não tratou com ela a respeito de cargos de ministro ou qualquer outro.

O relatório de Renan rebate essas falas alegando, respectivamente, que Yamaguchi conversou com Bolsonaro, em um almoço no qual o ex-ministro Osmar Terra esteve presente, sobre a importância do tratamento precoce com cloroquina e a hidroxicloroquina, inclusive em favor da imunidade de rebanho; e que ela foi convidada pelo presidente para integrar reuniões o gabinete de crise do Planalto.

Ela também afirmou que nunca teria se encontrado sozinha com Bolsonaro. "Falsa declaração: documentos obtidos pela CPI comprovam que no dia 15/5/20, às 10h45, a declarante esteve no Palácio do Planalto, em reunião com o presidente da República", rebate Renan.

Sobre a fala da médica dizendo que tratamento precoce no Amapá teria resultado no menor índice de mortes, em todo o mundo, a tabela argumenta que "checagem mostra que, na verdade, o Amapá é o 6º Estado do Brasil em mortes por COVID-19, por 100 mil habitantes".

"Importante: foi declarado pela médica que o presidente da República afirmou que haveria algum tratamento precoce para Covid-19 em outros país e a questionou sobre o fato. Isso teria impulsionado a declarante, segundo suas próprias afirmações, a procurar o Conselho Federal de Medicina para ratificar o tratamento com cloroquina e hidroxicloroquina", afirma o relatório.

Yamaguchi negou à CPI que teria sugerido mudança na bula da cloroquina para recomendá-la para o tratamento da Covid. Segundo o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, o documento foi apresentado em reunião no Planalto em 2020. "Ambos afirmaram que a depoente foi quem avançou e insistiu em mudar a bula da cloroquina para constar nela indicação para Covid-19", aponta Renan.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.