Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2013 - 13h39

Chefs brasileiros começam preparativos para o evento Portugal dos Sabores

Publicidade

PRISCILA PASTRE
ENVIADA ESPECIAL A PORTUGAL

Os chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, do restaurante Maní, e Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita, ambos de São Paulo, começaram ontem (6) as atividades que antecedem o evento Portugal dos Sabores, que acontece nesta semana na região do Algarve (sul do país).

No jantar da próxima sexta-feira, o trio brasileiro terá o desafio de cozinhar com ingredientes locais. A noite seguinte terá à frente das panelas 11 chefs portugueses.

Entre eles, Vitor Sobral (do Tasca da Esquina, que tem uma filial em São Paulo), Dieter Koschina (do duas-estrelas "Michelin" Vila Joya) e o aclamado Paulo Morais, do Umai.

Os brasileiros chegaram dois dias antes do evento para visitar um restaurante de Lisboa e ter contato com alguns ingredientes da região.

As primeiras horas de programação, acompanhadas pela reportagem da Folha e por outros quatro jornalistas, começaram com um almoço preparado especialmente para o grupo pelo chef José Avillez, no restaurante Belcanto (uma-estrela "Michelin"), em Lisboa.

Avillez, que também é um dos integrantes do time que vai preparar o jantar do dia 9, é um dos nomes mais aclamados da cena gastronômica portuguesa. Durante o almoço, ele falou sobre os preparativos para a abertura de uma pizzaria no Chiado, bem perto das suas outras casas: o próprio Belcanto e o Cantinho do Avillez.

A ideia é que a Pizaria Lisboa (assim mesmo, com um "z" só, e com uma pronúncia mais para "s" do que para "z") abra as portas ainda neste mês.

De Lisboa, o grupo brasileiro de chefs e jornalistas seguiu para o Moinho dos Ilhéus, na cidade de Tavira, a cerca de 320 km da capital, para conhecer uma produção de ostras. Depois de um papo com os donos --dona Margarida e Nuno Darrote-- e de provar ostras frescas, prosseguiu por mais 70 km até Albufeira.

Hora de dispensar estrelas "Michelin" para apostar num restaurante frequentado quase que exclusivamente pelos locais: o lugar se chama Teodósio, o Rei dos Frangos.

Os três chefs, que tinham outros compromissos para esta noite, perderam um dos momentos mais saborosos do dia: o de se lambuzar, pegando com as mãos os pedaços de frango piri-piri --uma receita apimentada, servida com muita batata frita e salada de tomate.

Convite: A jornalista Priscila Pastre viajou a convite do Turismo de Portugal

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página