Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2011 - 17h31

Bastidores de restaurante do melhor chef do mundo vão virar filme

Publicidade

JOSÉ OLIVA
DA EFE, EM BARCELONA

A vida de quatro aprendizes do restaurante espanhol elBulli pode se tornar uma superprodução de Hollywood, anunciou nesta terça-feira o chef Ferran Adrià na apresentação do livro "The Sorcerer's Apprentices" ("Aprendizes de Feiticeiro", em inglês), de Lisa Abend.

Adrià explicou que tem pendente a assinatura do contrato, que se trata de "um investimento de US$ 40 milhões" e revelou que o filme se inspiraria nas histórias do livro de Lisa Abend, correspondente da revista "Time" na Espanha.

Se confirmado, o projeto será filmado no elBulli, onde serviriam comidas e misturariam atores com cozinheiros reais, comentou Adrià, que seria representado por um ator.

O chef explicou que o filme transmitirá o espírito de elBulli, que consiste em "compartilhar, assumir riscos e paixão" com produção de Jeff Kleeman e roteiro de David Wilson.

Manu Fernandez -30.mar.11/AP
Bastidores do restaurante elBulli, de Ferran Adrià, deve virar filme
Bastidores do restaurante elBulli, de Ferran Adrià, deve virar filme com investimento de US$ 40 milhões

Como correspondente da revista "Time" na Espanha, Lisa Abend decidiu em 2009 fazer uma reportagem sobre o melhor restaurante do mundo e ali conheceu Adrià e sua equipe, onde cada ano acolhe "32 a 35 jovens cozinheiros procedentes de todos os cantos do mundo que permanecem ali uma boa parte da temporada como aprendizes", explicou.

Abend explicou que os aprendizes veem de países diferentes como o Japão, Coreia do Sul, Venezuela, Estados Unidos, Índia e Chile.

Quase todos esses "estagiários" chegam com experiência, após trabalhar em um pequeno restaurante ou um hotel, têm na maioria menos de 30 anos e há mais homens que mulheres.

Em "Aprendizes de Feiticeiro", Abend narra histórias desses jovens. Sem dúvida a mais impressionante foi a do sul-coreano Myungsun "Luke" Jang, que chegou na metade da temporada e permaneceu acampado três dias na frente da porta até que ganhou uma oportunidade.

À primeira vista, o prêmio de ser aprendiz não é muito bom, como lembra Abend, pois "terão que trabalhar de 12 a 14 horas durante seis meses, não recebem salário e ganham em troca uma cama em um apartamento que não é de luxo e uma refeição ao dia".

Segundo Abend, "pensam que chegaram ao país das maravilhas, ficam impressionados com os produtos, a organização; mas com os dias começam a desilusão".

Adrià lhes propõe duras provas como "limpar as pedras do estacionamento, extrair pinhões das pinhas em quantidades suficientes para servir no jantar risotos nos quais os grãos de arroz são substituídos pelos pinhões ou tirar o germe do interior dos grãos de milho".

O cozinheiro defende esta filosofia: "Limpar as pedras ou tirar pinhões é a forma mais fácil de eliminar o glamour da cozinha", mas acrescenta que "com elBulli Foundation será diferente, pois todos terão uma bolsa de estudos, não virão a aprender mas a criar, e por isso buscaremos o máximo talento".

Segundo Abend, "todos esses pratos tão inovadores e emocionantes são o resultado de um trabalho muito mecânico e duro".

Quando elBulli fechar definitivamente suas portas no dia 30 de julho deixará um legado que, na opinião de Abend, são "os mais de mil jovens que passaram por ele e que hoje estão no mundo todo".

Adrià reconhece que acompanhar os jovens premiados é "a melhor recompensa".

René Redzepi, Andoni Luis Aduriz, Joan Roca, Massimo Bottura, José Andrés, Jason Atherton, Quique Dacosta, Nuno Mendes, Josean Martínez Alija, Denis Martin, Paco Roncero, Jean George Klein, Sergi Arola, Carles Abellán, Albert Raurich e Paco Morales são "a geração mais influente no mundo atual da cozinha", que têm em comum a experiência como aprendizes do feiticeiro Adrià.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página