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10/12/2011 - 12h18

Controlador evita tragédia em voo após orientar piloto

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DE SÃO PAULO

O controlador de voo Ricardo Blanco, 47, evitou uma tragédia ao orientar o piloto de um Boeing da Gol que sofreu uma pane durante um voo na rota São Paulo-Rio, em 16 de outubro.

Com as orientações de Blanco, o comandante do voo 1546, que levava 95 passageiros, conseguiu fazer um pouso de emergência no aeroporto de Viracopos, em Campinas (100 km de SP).

O Boeing 737-800 decolou no aeroporto de Congonhas por volta das 15h. O céu estava cheio de nuvens e, por isso, as condições de visibilidade eram ruins.

Logo após a decolagem, os pilotos perceberam uma falha no painel de controle e pediram ajuda em terra ao Controle de Aproximação de São Paulo (CPP-SP), que monitora os movimentos de aeronaves de cinco aeroportos.

Diante do alerta de emergência, começou o diálogo entre o controlador e a tripulação --publicado em sites de aviação e divulgados pelo "Jornal da Globo"-- que evitou a tragédia.

No início da conversa, o piloto avisa que as informações sobre a velocidade da aeronave estavam "aparentemente erradas".

Sem visibilidade nem os instrumentos da aeronave, em vez de virar à esquerda em sentido ao Rio, o avião continua subindo.

Blanco, então, orienta que seja feita uma curva à esquerda. O piloto diz não ser possível, mas confirma com o controlador a velocidade correta do avião.

"Guiado" pelo controlador, o piloto conduz a aeronave até Viracopos, onde as condições climáticas estavam melhores.

AGRADECIMENTO

Ainda com informações erradas, o piloto pede novas confirmações em relação à velocidade. O controlador confirma e, em seguida, o comandante informa que já consegue ver a pista. Já em solo, agradece a ajuda.

Blanco tem 31 anos de carreira e é considerado um dos mais experientes do país.

"No começo [da gravação], eu fico ofegante, mas depois consigo manter a calma", disse à TV Globo.

A Gol não divulgou os nomes do piloto e do copiloto.

Em nota, a companhia afirmou que a aeronave foi incorporada à frota da companhia uma semana antes do voo e tinha 20 horas de voo. "Os dois comandantes que tripularam o trecho possuem grande experiência, sendo um deles instrutor de voo."

A pane na aeronave é investigada pela Aeronáutica.

 

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