Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2012 - 12h47

Consulado dos EUA em SP faz mutirão para emissão de vistos

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O consulado dos EUA em São Paulo atenderá neste sábado cerca de 2.100 solicitantes de visto. Brasília também atenderá hoje. As vagas extras foram abertas no dia 4 e já estão esgotadas. O objetivo é atender à crescente demanda de brasileiros pelo documento.

Consulado dos EUA dobra número de funcionários

Segundo o consulado, o tempo de espera para o agendamento de uma entrevista de turismo ou negócios (grande maioria das solicitações) em São Paulo tem se mantido em torno de 50 dias neste início de ano, metade da média do segundo semestre de 2011. Os prazos podem ser checados pelo site do consulado: www.visto-eua.com.br.

O órgão norte-americano afirma que até abril de 2012 serão realizados aproximadamente 12 mutirões na embaixada e nos consulados dos EUA no país: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

De acordo com o consulado, em 2011 foram realizados nove mutirões para os vistos. O Brasil recebeu cerca de 60 funcionários temporários de outras partes do mundo para agilizar o processo.

Neste ano, os EUA enviarão mais de 50 funcionários americanos para os postos brasileiros, diz o órgão. Os consulados também devem passar por reformas para aumentar as áreas de atendimento.

Segundo o consulado em São Paulo, em 2011 foram emitidos quase um milhão de vistos no Brasil, um aumento de 57% sobre o volume de 2010. A estimativa é de que, em 2012, haja aumento de 30%.

De acordo com o consulado, o Brasil é hoje o quinto país que mais envia visitantes aos Estados Unidos. A expectativa é que 1,5 milhão de brasileiros tenham visitado os EUA em 2011, superando o recorde de 1,2 milhão de 2010.

Segundo o Departamento de Comércio dos EUA, os brasileiros foram os que mais gastaram no país em 2010, deixando quase US$ 6 bilhões para a economia americana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página