Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2012 - 11h54

Estado de SP registra média de 77 mortes por afogamento por mês

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Estado de São Paulo registra em média 77 mortes em decorrência de afogamento por mês, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Saúde. Já o número de internações devido ao mesmo tipo de acidente é de apenas sete.

Mongaguá já registrou mais de 200 salvamentos neste verão

De acordo com a secretaria, os números são de 2010 --os mais recentes dados consolidados--, e indicam um alto índice de óbitos nessas ocorrências. Em todo o ano, houve 931 mortes e 91 internações.

A região que mais registrou mortes por afogamento foi a Grande São Paulo, com 360 casos. Em seguida estão o Vale do Paraíba e litoral norte (91), Sorocaba (86), Campinas (59), São José do Rio Preto (49) e a Baixada Santista (47). As demais regiões do Estado registraram entre cinco e 31 óbitos por mês.

A secretaria destaca que os afogamentos de criança acontecem, principalmente, em casos de churrascos à beira de piscina. Segundo a pasta, os pais costumam relaxar acreditando que todos ao redor estão observando as crianças.

Já no caso dos adultos, segundo a secretaria, o maior perigo está na combinação com de excesso de confiança e consumo de bebidas alcoólicas.

A pasta alerta para que pessoas sem treinamento não tentem fazer salvamentos sozinhas e prefiram sempre fornecer objetos que flutuem ou que sirvam como uma corda para a vítima. Até mesmo garrafas pet podem ajudar a evitar um afogamento, segundo orientação da secretaria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página