Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2012 - 12h21

Acidente com fogo mata uma pessoa a cada três dias em São Paulo

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Acidentes envolvendo fogo e inalação de fumaça são responsáveis por uma morte a cada três dias no Estado de São Paulo, de acordo com um levantamento da Secretaria da Saúde.

No ano passado 2.200 foram internadas devido a queimaduras em acidentes de trabalho ou domésticos. Desse total, 120 pessoas morreram.

De acordo com o levantamento, o número de vítimas por queimaduras é maior entre os homens. Das internações registradas no ano passado, 64% foram de pacientes do sexo masculino, e dos 120 óbitos, o índice entre os homens foi de 59%.

Tanto entre os homens quanto entre as mulheres, o índice de internações e óbitos é maior entre as faixas etárias de 30 a 49 anos.

Para o supervisor médico do Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências) da Secretaria, Gustavo Feriani, as internações por exposição à fumaça, fogo e chamas, ocorrem na maioria das vezes devido a acidentes domésticos, como o descuidos no manuseio de churrasqueiras, panelas sobre o fogão e velas.

"Algumas pessoas possuem o hábito de deixar velas acesas perto de janelas com cortinas ou adormecer no sofá ou na cama com o cigarro acesso na mão. Atitudes como essas podem oferecer um grande risco já que pequenas chamas também podem gerar grandes incêndios e queimaduras muito graves", disse Feriani.

Ele explica que as internações hospitalares são necessárias em casos de queimaduras de segundo grau que chegam a atingir 20% da superfície do corpo ou quando são constatadas queimaduras de terceiro grau em 5% ou mais do corpo.

A inalação de fumaça que atinge altas temperaturas também pode causar ferimentos sérios, segundo Feriani. "A fumaça quente gerada pela queima do carvão ou materiais como o plástico, quando inalada em grande quantidade, pode queimar as vias respiratórias", disse.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página