Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2012 - 21h54

Movimento Gay do Paraná quer criação de Pastoral da Diversidade

Publicidade

LUIZ CARLOS DA CRUZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CASCAVEL

Representantes do movimento gay de Maringá requisitaram ao arcebispo da cidade paranaense, Dom Anuar Battisti, a criação de uma Pastoral da Diversidade para discutir ações de combate à homofobia. O religioso disse que vai estudar a proposta.

Cartaz de Parada Gay traz foto de catedral e irrita Igreja no PR

O pedido foi feito nesta terça (17), em um encontro marcado após a polêmica provocada por um cartaz de divulgação da Parada Gay que estampava a foto da Basílica Nossa Senhora da Glória refletindo as cores do arco-íris.

Luiz Modesto, um dos líderes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) em Maringá, disse que saiu da reunião "encantado" com a atitude do religioso, que afirmou querer uma Igreja que não seja preconceituosa, mas sim acolhedora.

As partes consideram o encontro "histórico". Para Modesto, "é um dia para o movimento LGBT comemorar".

Segundo a assessoria de imprensa da Cúria Diocesana de Maringá, o arcebispo deixou claro que a Igreja não quer criminalizar os homossexuais, mas não abre mão de sua base doutrinária, que considera o homossexualismo uma prática pecaminosa.

O líder do movimento gay disse que o polêmico cartaz não será mais utilizado para divulgar a Parada Gay. "Eu pedi desculpas para o bispo e para as pessoas que se sentiram ofendidas", afirmou.

A designer Elisa Riemer, que criou o banner, elogiou no Facebook a atitude do arcebispo. "Um beijo e um abraço, Battisti. A compreensão vai além dos olhos", postou.

No encontro, o representante do movimento LGBT mostrou ao arcebispo números da intolerância contra homossexuais na cidade. Segundo Modesto, nos últimos dois anos foram registrados 38 casos de agressão.

A Parada Gay em Maringá (436 km de Curitiba) será no dia 20 de maio.

Reprodução
Cartaz extraoficial de divulgação da Parada Gay de Maringá, no Paraná
Cartaz extraoficial de divulgação da Parada Gay de Maringá, no Paraná

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página