Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2012 - 20h13

Famílias de vítimas do Carandiru recebem indenização menor, diz FGV

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

As indenizações pagas aos parentes dos presos mortos no Massacre do Carandiru são, geralmente, menores do que as indenizações às famílias de pessoas livres --em casos em que o Estado é responsabilizado pela morte.

A constatação, ainda preliminar, é do Núcleo de Estudos sobre Crime e Pena, da FGV (Fundação Getulio Vargas), em São Paulo.

O grupo está fazendo um levantamento sobre todos os processos judiciais que envolvem o massacre. A pesquisa, ainda em andamento, deve ser concluída em outubro, quando o caso completará 20 anos.

"A impressão que a gente tem é que, infelizmente, as indenizações desses presos é estabelecida em um patamar muito menor do que para qualquer outra pessoa solta, o que nos dá uma pista de como o sistema de Justiça valoriza a vida dessas pessoas", disse nesta quinta à TV Brasil a professora de processo penal da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo, Marta Machado, uma das coordenadoras da pesquisa.

"Ela [a pesquisa] não só se presta a pensar o que aconteceu no Carandiru, e o que que o Estado fez após a execução dessas mais de 111 pessoas. Ela dá o mínimo de satisfação [aos parentes e à sociedade], já que na Justiça elas não tiveram, e não vão ter", destacou a professora.

Em setembro do ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso de defesa e decidiu manter a decisão de levar a júri popular os 76 acusados pelo massacre.

O único acusado do crime na penitenciária julgado até agora, coronel Ubiratan Guimarães, foi inocentado. Ele era o comandante da corporação à época e foi assassinado em 2006.

No dia 2 de outubro de 1992, cerca de 360 policiais invadiram o presídio do Carandiru durante uma rebelião e mataram, com uso de metralhadoras, fuzis e pistolas, ao menos 111 presidiários.

A ação dos policiais é considerada um dos mais violentos casos de repressão à rebelião em casas de detenção. Até hoje, não houve a responsabilização de nenhuma autoridade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página