Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2012 - 12h21

PM ocupa bairro de Curitiba para implantação de segunda "UPP"

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

A Polícia Militar do Paraná deu início na manhã desta quinta-feira à implantação da segunda UPS (Unidade Paraná Seguro) em Curitiba --módulo de polícia comunitária inspirado nas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) do Rio de Janeiro.

PM diz que pode ter havido excesso em "UPP" de Curitiba
OAB denuncia tortura em unidade pacificadora de Curitiba

Cerca de 300 policiais militares e civis, além de guardas municipais, ocuparam o bairro do Parolin, na periferia de Curitiba --uma das áreas com maior índice de criminalidade da cidade. No ano passado, a taxa de homicídios na região foi de 86,95 por cem mil habitantes (a média brasileira é de 26,2).

Até as 11h de hoje, pelo menos duas prisões tinham sido feitas, por porte de crack, e uma arma havia sido apreendida. Todos os carros e pessoas que transitam pelo bairro estão sendo revistados.

A PM deve cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão ao longo do dia.

Na próxima semana, depois da fase de ocupação, cerca de 30 policiais devem permanecer no bairro, num módulo de polícia a ser instalado. A ideia é que cada PM cuide de determinada área do bairro, seja conhecido pelos moradores e tenha um cadastro das famílias e do comércio.

A primeira UPS foi implantada no início de março, no bairro do Uberaba, também em Curitiba. Cerca de 60 policiais trabalham no local.

Uma denúncia de agressão por PMs durante a ocupação do bairro foi feita pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A PM abriu um inquérito para apurar o caso, que ainda está em andamento. Os dois PMs suspeitos de agredir o morador não trabalham na UPS.

O plano do governo do Paraná é implantar 10 UPSs no Estado até o final do ano.

O Paraná é o quarto Estado a aderir às unidades pacificadoras: em 2011, a Bahia abriu três bases em Salvador e, em dezembro, o Pará inaugurou a sua UIPP (Unidade Integrada Pró-Paz) em Belém.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página