Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2012 - 22h47

Esgoto é lançado em lagoa de afluente do Pantanal

Publicidade

DANIELLY TONIN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RONDONÓPOLIS

Um novo lançamento de esgoto, desta vez em uma lagoa, foi identificado pela Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) em Rondonópolis (MT). A lagoa, formada pelo córrego Bambu, no encontro com o rio Vermelho --um dos principais afluentes do Pantanal--, é local de reprodução de peixes.

O lançamento estava ocorrendo desde anteontem. Segundo os fiscais da Sema que colheram amostras no local, a mortandade de peixes jovens e alevinos (filhotes) é muito alta, bem como a coloração da lagoa, que ficou negra. A Folha navegou pela lagoa em um barco de pescadores e observou grande quantidade de peixes mortos, incluindo cascudos, um dos mais resistentes da região.

As primeiras informações de técnicos do Sanear (Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis) são de que o esgoto sem tratamento está saindo de uma galeria de água pluvial, o que indicaria que houve ligações ilegais de esgoto na rede. Segundo o superintendente de fiscalização da Sema, Paulo Serbija, a fiscalização de ligações irregulares cabe ao Sanear.

Um dos técnicos do Sanear, que não se identificou, disse que pesquisou preços de um aparelho que identifica ligações irregulares, mas que a autarquia descartou a compra em razão do preço. O diretor-geral do Sanear, Jean Carlos Lino, disse que a compra do aparelho será estudada imediatamente. "Veremos se existe orçamento. Caso contrário, buscaremos auxílio da prefeitura e até do Estado."

Lino assumiu o cargo ontem, após as exonerações dos diretores do Sanear em razão do crime ambiental cometido pela autarquia no rio Vermelho. Ao menos 60 milhões de litros de esgoto in natura foram despejados a partir da uma estação de tratamento.

O chefe da Sema na região sul de MT, Silvestre José de Arruda, disse que a pasta só tomará as medidas cabíveis após a finalização do laudo das amostras, em até 30 dias. O pescador Emerson da Silva Justino conta que, nos últimos dez anos, presenciou várias situações parecidas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página