Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2012 - 18h27

Ressaca perde força no Rio e segue para o litoral do Nordeste

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO

A ressaca que atinge o litoral do Rio vai, aos poucos, perdendo a força. As ondas, que tiveram seu pico ontem (21), quando alcançaram a altura de 3 metros, não devem passar dos 2,5 metros nesta terça, informou o serviço meteorológico da Marinha.

A Marinha, que está em estado de alerta desde o sábado (19), prevê que as ondas vão diminuir gradativamente a partir da noite desta terça.

A meteorologista da Marinha Carla Damásio Cordeiro explicou que a ressaca ocorreu em função do vento forte que estacionou em alto-mar, ocasionando grandes ondas. Ela disse que esse tipo de situação é comum nessa época do ano.

"Geralmente, os ventos vão se deslocando para leste, porém alguns [ventos] permanecem quase que estacionários por mais tempo do que o comum. Quando ocorre isso, as ondas se propagam chegando com maior altura na costa. Mas eu não diria que é um evento atípico", disse.

Segundo Carla Cordeiro, a boia que mede a altura das ondas em alto-mar, localizada na cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, registrou ondas de mais de 2,5 metros, podendo chegar às praias com a altura de 3 metros. Ela antecipou que a ressaca, após atingir o litoral do Estado, segue para o Nordeste do país.

"Para a área do Rio até Salvador, o aviso de ressaca vai até o fim do dia de hoje, mas continua entre as cidades de Salvador e Paulista, em Pernambuco, e se estende até amanhã [quarta]. As ondas continuam se propagando para a costa Nordeste do Brasil".

Antonio Scorza-21.mai.12/France Presse
Ressaca deixou o mar agitado na orla do Rio na segunda-feira, mas está perdendo força
Ressaca deixou o mar agitado na orla do Rio na segunda-feira, mas está perdendo força

RESSACA

Na segunda-feira (21), a ressaca causou transtornos no Rio. A água invadiu as pistas e fechou duas faixas da avenida Atlântica próximo à rua Bolívar, em Copacabana (zona sul), em direção ao Leme. O trânsito no local ficou lento.

No Leme, também zona sul Rio, dois homens foram arrastados pelas ondas. Joel Alves de Moraes, 55, e Marco Antônio Lira Souza, 46, andavam pelo caminho dos pescadores, nas pedras, quando foram levados pela força da água para dentro do mar.

A dupla foi resgatada pelo 3º Grupamento Marítimo dos Bombeiros (Copacabana) e levados para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, zona sul da cidade, com ferimentos na cabeça.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página