Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2012 - 17h13

Cabral inaugura biblioteca ao lado de esgoto na Rocinha

Publicidade

DIANA BRITO
DO RIO

Às vésperas da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), inaugurou na manhã desta segunda-feira uma biblioteca pública ao lado de um valão de esgoto a céu aberto na favela da Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio.

Segundo a superintendente da Leitura e do Conhecimento da Secretaria Estadual de Cultura, Vera Saboya, o governo investiu cerca de R$ 5 milhões no local.

O presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), Ícaro Moreno Júnior, afirmou à Folha que a Rocinha possui mais de 50 valões de esgoto, sendo a maioria a céu aberto. Ele disse que o governo estadual finaliza até outubro deste ano um projeto executivo para o saneamento na favela.

"Não posso olhar essa vala aí como uma coisa única, exclusiva. Tem esgoto de tudo quanto é lado. Para eu retirar o esgoto dali e retirar o lixo tenho que fazer várias mexidas aqui. Então, só a partir do ano que vem", garantiu Ícaro Júnior.

De acordo com o presidente da Emop, a previsão é que as obras de saneamento da maior favela do Brasil comecem apenas do primeiro trimestre de 2013. "O trabalho deve terminar em um ano", disse.

BIBLIOTECA

A Biblioteca Parque da Rocinha foi inaugurada em um prédio de cinco andares na comunidade. A expectativa é que o local receba cerca de 215 mil pessoas por ano. Além de 15 mil livros e 2.000 DVDs, os moradores terão 48 computadores e 12 notebooks disponíveis. O acesso será gratuito, após um cadastro.

A unidade integrará uma rede de bibliotecas, criada a partir da abertura da Biblioteca de Manguinhos (zona norte), em abril de 2010.

Em discurso de inauguração da unidade da Rocinha, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, afirmou que serão investidos R$ 76 milhões em bibliotecas públicas no país. A previsão é que a próxima seja instalada no Complexo do Alemão (zona norte). O modelo é inspirado em bibliotecas de Medelin e Bogotá, na Colômbia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página