Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2012 - 00h00

Cláudio de Souza (1928-2012) - O 7º funcionário da editora Abril

Publicidade

DE ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Huey, Dewey e Louie, os três sobrinhos do pato Donald, só ficaram conhecidos no Brasil como Huguinho, Zezinho e Luisinho porque assim Cláudio de Souza os chamou. O paulistano fez parte da equipe da editora Abril que lançou a revista "O Pato Donald" no país, em 1950.

Leia sobre outras mortes

Filho de um imigrante português dono de uma torrefação de café na capital paulista, Cláudio fez direito na USP. Antes de se formar em 1952, começou como assistente pessoal do empresário Victor Civita (1907-1990), que acabara de fundar sua editora.

Tornou-se o funcionário de número sete da Abril, na qual ficaria por 25 anos em cargos de administração, como contam os familiares. No começo, tinha mais dois empregos: na rádio Gazeta, como locutor, e numa pequena editora.

Na Abril, onde chegou a ser um dos vice-presidentes, comandou, entre outros, o departamento de publicações infantojuvenis e fundou a revista "Placar", cujo nome foi ideia sua. Era apaixonado pelo São Paulo FC, do qual foi um dos sócios-fundadores.

Por ter começado muito jovem na empresa que ajudou a erguer, sentia-se um pouco como se fosse um filho de Victor Civita, de acordo com a família. Suas histórias estão no livro "O Homem Abril - Cláudio de Souza e a História da Maior Editora Brasileira de Revistas", de Gonçalo Júnior.

Ainda trabalhou para a BBC, em Londres, e teve a própria editora, a London Press.

Era um homem reservado, formal, educado e workaholic. Adorava literatura policial.

Viúvo desde 2006, morreu na quinta (7), aos 84, devido a um câncer. Teve quatro filhos, nove netos e uma bisneta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página