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13/06/2012 - 18h10

Congonhas registrou atrasos em 26% dos voos após neblina

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DE SÃO PAULO

O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, registrou da abertura até as 18h desta quarta-feira atrasos em 26% dos 184 voos programados para o período, segundo balanço da Infraero (estatal que administra os aeroportos). Os cancelamentos chegaram a 23, o que representa 12% do total.

A maior parte dos atrasos e cancelamento ocorreu mais cedo, em decorrência da forte neblina de ontem. O aeroporto ficou com os pousos suspensos por mais de duas horas no período da manhã e voltou a ser fechado para pousos e decolagens por mais quatro horas à noite. Hoje, porém, as operações estão normalizadas.

O deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) criticou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) devido aos cancelamentos de voo. Ele e seu colega de partido José Eduardo Dutra --atual diretor da Petrobras-- também chamaram de "duopólio privado" a situação da aviação brasileira, em referência à Gol e à TAM.

As declarações foram feitas pelo microblog Twitter. Os comentários começaram com Dutra, após saber que o voo onde estava a mulher dele havia sido desviado pela impossibilidade de pouso em Congonhas.

MADRUGADA

Com o problema de ontem, dezenas de pessoas tiveram que passar a madrugada no aeroporto. Com isso, passageiros reclamaram da falta de assistência das companhias aéreas que não teriam arrumado acomodações.

Procuradas pela reportagem, a Gol informou que oferece refeição e que funcionários buscaram vagas em hotéis na madrugada, mas que encontraram dificuldade em encontrar vagas.

A TAM informou que presta assistência aos passageiros, que estão sendo reacomodados em voos da companhia nesta quarta-feira. Ela ressaltou que "ofereceu acomodação de acordo com a disponibilidade da rede hoteleira em São Paulo".

RECLAMAÇÃO

O passageiro que tiver um voo cancelado ou com atraso deve sempre ser comunicado pela empresa sobre todas as informações relativas ao problema, segundo o Procon-SP.

Nesses casos, a resolução nº 141 da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) prevê a reacomodação imediata em outro voo da própria companhia ou de outra empresa (sem custos) e o reembolso integral do bilhete para o passageiro que desistir da viagem, na mesma forma de pagamento da passagem.

Além disso, a companhia deve fornecer, por escrito, informação sobre os direitos do passageiro.

Em casos de atrasos, a resolução prevê também:

- a partir de uma hora do horário previsto: acesso a comunicação (internet ou telefone)
- a partir de duas horas do horário previsto: alimentação
- a partir de quatro horas do horário previsto: hospedagem e translado

O Procon-SP também orienta os consumidores a pedir reparação por todos os danos materiais causados, como no caso de perda de diárias, passeios e conexões.

Também é possível entrar na Justiça se entender que o atraso causou algum dano moral (caso o passageiro não tenha chegado a tempo a um casamento ou reunião de trabalho, por exemplo).

CONTATOS

- Anac: 0800-725-44-45 (24 horas, também em inglês e espanhol) ou pelo site
- Procon - SP: 151
- www.portaldoconsumidor.gov.br

 

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