Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2012 - 23h09

Agência que cancelou viagens culpa gripe suína, meningite e vulcão

Publicidade

DE SÃO PAULO

Quatorze dias após cancelar viagens de 1200 estudantes para Cancún e Bariloche, a agência de turismo Trip & Fun anunciou que passa por uma crise financeira, causada por problemas que vão de meningite na Bahia a um vulcão no Chile.

A Folha tenta, desde o dia 5, falar com proprietários da empresa, que nunca retornaram as ligações. Em nota enviada à imprensa ontem, a agência informou que as dificuldades financeiras começaram em 2009.

"A empresa passa por um impasse financeiro que teve origem em 2009, quando tivemos de cancelar viagens marcadas devido à epidemia global de gripe suína. Seguindo a determinação do Procon, todos os passageiros atingidos foram reembolsados integralmente. No entanto, fornecedores como hotéis, companhias aéreas, receptivos locais e casas noturnas já haviam sido pagos", informa a nota.

Diz a nota que, em 2010, todos os passageiros embarcaram e não houve problemas. Mas, no ano seguinte, a situação piorou.

"Em 2011, todas as viagens para Bariloche foram canceladas em função do caso das cinzas do vulcão chileno Puyehue, o que mais uma vez resultou em prejuízo financeiro, pois tivemos de atender à legislação brasileira e ressarcir todos os passageiros, sem ser reembolsados no entanto pelos fornecedores estrangeiros, que adotam regras diferentes".

Por fim, a empresa diz que o cancelamento de viagens marcadas para a Costa do Sauípe, devido a um surto de meningite local, causou o adiamento das viagens. "Com a remarcação dessas datas e passagens, vendidas a um preço maior que o pago com a devida antecedência, houve novo prejuízo"

Por conta desses problemas, diz a Trip & Fun, e com a alta do dólar em 2012, o embarque de aproximadamente 1.200 passageiros foi prejudicado. A empresa não conseguiu arcar com todos os custos, já que, após os primeiros cancelamentos, muitos cheques foram sustados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página