Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2012 - 19h32

Temporal danifica cem casas e deixa moradores sem luz em cidade do RS

Publicidade

DANIEL CARVALHO
DE SÃO PAULO

Um temporal destruiu dez casas e danificou parcialmente cerca de cem em Santa Bárbara do Sul (a 347 km de Porto Alegre), na noite de sábado (28), segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

O vendaval ocorreu por volta das 21h30 e não durou mais que cinco minutos, segundo testemunhas. Trinta pessoas estão desalojadas. Não houve mortes, mas cinco pessoas ficaram levemente feridas.

Neste domingo, não houve vento, mas pancadas de chuva atingiram o município.

A prefeitura informou que telhados, árvores e postes foram arrancados. Ruas ficaram bloqueadas em parte da cidade, que tem menos de 9.000 habitantes. Parte da população está sem luz e telefone fixo. O funcionamento dos telefones celulares é instável.

O vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil municipal, Paulo Sérgio Gonçalves (PP), disse que apenas o fornecimento de água já foi totalmente restabelecido, porque dois geradores foram alugados.

De acordo com a prefeitura, o Hospital Santa Bárbara Beneficente --administrado pelo município-- foi destelhado, e 40 pacientes foram transferidos para uma unidade básica de saúde.

"Estou estarrecido. Parece que houve um terremoto. Só tinha visto isso em filme. Parece uma guerra", afirmou Gonçalves.

O prefeito Mário Roberto Utzig Filho (PP) deve solicitar nesta segunda-feira à Defesa Civil Estadual a decretação de situação de emergência.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê para segunda-feira sol entre nuvens com chuva isolada em Santa Bárbara do Sul. A temperatura deve variar entre 7ºC e 15ºC.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página