Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2012 - 22h40

Campinas (SP) registra três casos de tuberculose em bebês

Publicidade

VALMAR HUPSEL FILHO
DE SÃO PAULO

A vigilância sanitária de Campinas (a 93 km de SP) confirmou nesta quinta-feira que três bebês da cidade contraíram tuberculose.

Os três nasceram em fevereiro e março deste ano, na Maternidade Madre Theodora, estão recebendo tratamento e passam bem.

Para saber se outras crianças foram infectadas com o bacilo, 354 bebês nascidos no mesmo período nesta instituição serão submetidos a exames clínicos e radiológicos a partir do dia 25.

A maternidade, que é particular, identificou que uma funcionária que saiu de férias em julho deste ano não retornou ao trabalho porque apresentava a doença.

O diretor administrativo da maternidade, Alexandre Santos, informou que a auxiliar de enfermagem não teve contato direto com as crianças, apenas com as mães delas. "Os adultos são resistentes à doença porque praticamente 100% da população é vacinada, mas podem ser hospedeiros [do bacilo]", disse.

Segundo o diretor, a ideia é ampliar os exames para cerca de mil bebês nascidos entre 1º de janeiro e 30 de julho na instituição.

A partir da próxima semana, os pais das crianças serão informados sobre a data da realização de consultas e exames.

Caso sejam identificados novos casos, os bebês serão tratados e monitorados por 24 meses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página