Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2012 - 16h20

Crianças são internadas após beberem leite pasteurizado em SC

Publicidade

DE SÃO PAULO

Ao menos 15 crianças foram internadas nos últimos dias com sintomas de intoxicação alimentar após ingerirem leite pasteurizado da marca "Holandês", produzido em Santa Catarina. Três delas ainda permanecem em observação.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, os casos ocorreram em diferentes cidades do Estado, todas ligadas às regionais de Florianópolis e Itajaí. Em testes, foi constatado que o leite continha nitrito, que pode ser prejudicial à saúde.

A secretaria afirma que os lotes 0687 e 0689 de leite pasteurizado "Holandês" foram retirados do mercado. Quem tiver o produto em casa não deve consumi-lo.

Os casos começaram a ser identificados na quinta-feira (20). De acordo com a diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, todas as crianças internadas têm menos de três anos. Elas apresentaram um quadro de cianose central aguda, espécie de escurecimento ao redor da boca.

Outros sintomas verificados foram dor de cabeça, tontura, falta de ar, náuseas, vômitos e dor abdominal. Em casos mais graves, a intoxicação por nitrito pode causar alucinações, convulsões e o paciente pode entrar em coma.

A Folha ligou para a fabricante do leite "Holandês" para falar sobre o caso, mas ninguém atendeu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página