Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2012 - 04h00

Canteiros ganham jardim na avenida Paulista, no centro de SP

Publicidade

DE SÃO PAULO

As 50 jardineiras dispostas ao longo da avenida Paulista, em São Paulo, estão passando por uma transformação. Até o final deste ano, o endereço terá um jardim totalmente novo, mais colorido e com mais detalhes para entreter até quem está parado no rotineiro trânsito do local.

Todas as azaleias que ocupavam os canteiros vão ser retiradas para dar lugar a bromélias, pandanos, iúcas, pequenos cactos e, em canteiros com maior incidência de sombra, lírios amarelos.

Editoria de Arte/Folhapress

"As plantas de lá já estavam muito degradadas. Tudo tem de ser removido para dar lugar a plantas mais resistentes, capazes de suportar o calor do concreto das jardineiras e de toda a região, cercada por prédios, com o metrô passando no subsolo", afirma o paisagista Marcelo Queiroz, responsável pelo projeto.

O "jardim tropical", como foi batizada a nova instalação, está sendo bancado pelo HCor (Hospital do Coração), em parceria com a Prefeitura de São Paulo. O contrato vale por três anos.

"O grande diferencial é que a manutenção das plantas será diária. Uma equipe irá regar, retirar o lixo, replantar o que foi arrancado ou morreu", diz Queiroz.

Por mês, o custo para cuidar dos canteiros será de R$ 250 mil. No trabalho realizado agora, só com as plantas, foram investidos R$ 100 mil.

Nove pessoas trabalham na remodelagem do jardim, que deverá, em alguns momentos, ter a predominância da cor amarela, vinda de pequenas flores que devem nascer da grama plantada no local.

Pedras brancas vão ser colocadas ao redor de algumas plantas. O jardim vai ser adornado com cascas de madeira e desenhos em pedras. Não vai haver modificação estrutural das jardineiras.

"O local vai chamar muito a atenção por suas cores e detalhes. Mesmo aqueles que estiverem dentro dos carros, parados no trânsito, vão ter oportunidade de aproveitar o visual", diz o paisagista.

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Canteiro central da avenida Paulista ganha "jardim tropical", próximo a rua Teixeira da Silva
Canteiro central da avenida Paulista ganha "jardim tropical", próximo a rua Teixeira da Silva
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página