Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2012 - 17h27

Árvore de Natal do Rio vai reproduzir as badaladas do Vaticano

Publicidade

DO RIO

A árvore de Natal deste ano na lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio, vai reproduzir as quatro estações e as badaladas da Basílica de São Pedro, no Vaticano (Itália).

A árvore, de 85 metros de altura (equivalente a um edifício de 28 andares), foi certificada pelo "Guinness Book" como a maior do mundo em uma estrutura flutuante.

O espetáculo de inauguração será realizado no próximo dia 1º, a partir das 20h, no Parque do Cantagalo, na lagoa. O evento será transmitido em tempo real pelo site www.arvorenatalbradescoseguros.com.br.

O esquema de trânsito adotado nesta ano na região será o mesmo do ano passado, com controle de flanelinhas e estacionamento irregular. Estacionar no entorno da lagoa e no canteiro central está proibido.

Segundo a Bradesco Seguros (patrocinadora da árvore), os jogos de luzes começarão no outono. Uma base de lâmpadas em tons de verde, com detalhes de galhos de árvores, simulará a queda das folhas.

Em seguida, a árvore ganhará uma tonalidade totalmente branca, representando o Natal nos países que comemoram a data no inverno. Um efeito simulará a neve caindo.

A primavera chegará por luzes amarelas, ganhando flores coloridas, em efeito 3D, como se fosse um jardim brotando. No verão, a árvore ganhará tons de amarelo com brilho solar.

Bolas coloridas de diversos tamanhos darão vida à decoração natalina. Pela primeira vez, a estrutura terá uma base iluminada, representando uma toalha de mesa rendada.

Importado da Itália, um carrilhão eletrônico emitirá os sons dos sinos. Esse sistema permitirá a execução de músicas em dias e horários programados em todo o entorno da lagoa.

O espetáculo de abertura será uma livre adaptação do clássico "O Mágico de Oz". O concerto com temas natalinos será executado pelo Coral da Fundação Bradesco, pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e pelos cantores Emílio Santiago e Simone.

A montagem da árvore, desde a sua concepção até o acabamento, precisou do auxílio de 1.200 pessoas. A estrutura começou a ser montada em 15 de setembro, com a chegada dos flutuadores de metal.

A árvore de Natal da Bradesco Seguros pesará 542 toneladas. A estrutura ficará sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores de 12 a 16 toneladas cada.

Para iluminar a árvore, estão sendo instalados 3,1 milhões de microlâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosas e 100 refletores de led, além de seis geradores embarcados, sendo quatro para a iluminação da estrutura e os outros para serviço e sinalização noturna.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página