Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2013 - 13h37

Letícia Sabatella faz apelo para evitar demolição de museu indígena

Publicidade

DIANA BRITO
DO RIO

A atriz Letícia Sabatella, 40, manifestou apoio aos índios em visita ao antigo Museu do Índio, no Maracanã, zona norte do Rio, no último domingo (20). Em vídeo divulgado no You Tube a artista faz um apelo para evitar a demolição do imóvel pelo governo estadual.

Ministra Marta Suplicy quer tombar antigo Museu do Índio, no Rio
Procuradoria dá prazo de 10 dias para índios deixarem prédio
'Cabral quer nos expulsar do Rio', diz cacique da tribo
Cabral quer remover índios de antigo museu para terreno de presídio
Índios dizem que recusarão propostas para deixar área no Maracanã
Ministério Público entra com recurso para salvar Museu do Índio

"Que os nossos governantes percebam que é muito desprezível perder a oportunidade - num momento que se fala da Copa do Mundo, do estádio do Maracanã e da vinda de turistas para cá - não ter esse espaço cultural para divulgar a nossa identidade. Nada melhor para representar a cultura brasileira do que um patrimônio que traz a história, as sementes, o artesanato, a cultura indígena do nosso povo", diz a atriz, acompanhada do ator Fernando Alves Pinto.

No encontro, a artista dançou com os índios ao som da koluta (flauta) do pajé Kunué, 80, do grupo Kalapala, do Xingu (MT). "Esse espaço deve ser recuperado, revitalizado, para manter os valores da sociedade. Quero voltar sempre para ver isso aqui vivo e não um shopping center", afirma.

A demolição do antigo museu faz parte do pacote de obras do Estado para preparar o Maracanã para a Copa do Mundo. O imóvel está ocupado por índios desde 2006.

FAMÍLIA REAL

A área disputada por governo e índios pertenceu ao Duque Luís Augusto de Saxe, marido da princesa Leolpoldina, filha mais nova de D. Pedro 2º. Ali, entre 1850 e 1890, ficava o Palácio Leopoldina.

Em 1915, o marechal Rondon criou, no prédio, o Serviço de Proteção ao Índio, atual Funai. Em abril de 1953 foi criado o Museu do Índio.

Em 1977, quando era dirigido por Darcy Ribeiro, o museu foi transferido para Botafogo, zona sul. Os índios ocuparam o espaço, que estava abandonado, em 2006.

Veja vídeo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página