Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2013 - 00h00

Missak Yaroussalian (1945-2013) - Carlinhos, o sírio que inventou o sanduba Arais

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Carlinhos teve fome, desejou uma esfirra e resolveu prepará-la, mas não tinha os ingredientes adequados. Então, improvisou. Usou pão sírio, cafta, tomates e limão.

Da primeira tentativa gostou, mas achou que ficaria melhor se eliminasse a dupla limão e tomate, culpada por deixar o sanduba "aguado".

Numa nova investida, espalhou a carne e mandou para o forno. Achou perfeito.

Nos anos 80, Carlinhos, um descendente de armênios nascido na Síria e que na verdade se chamava Missak Yaroussalian, mas que usava o apelido desde criança para facilitar a vida dos brasileiros, passou a oferecer seu invento culinário no bar e lanchonete que tinha desde 1971.

Um cliente achou parecido com uma iguaria que ele comia no Líbano, chamada Aruis. Aruis, Aruis, ficou com o nome na cabeça até trocar uma vogal e batizar seu invento como Arais. A patente do lanche, inicialmente apenas uma entrada, mas que acabaria ganhando status de prato principal, saiu em 2005.

Fez tanto sucesso que, há pouco tempo, além de manter o Carlinhos Restaurante na rua Rio Bonito, 1.641, no Pari, abriu uma nova casa, o Arais do Carlinhos, no Bom Retiro.

Gordinho, baixinho e bonachão, punha a mão na massa e só deixava a cozinha do restaurante às 15h, para almoçar com a família. Nunca abria aos domingos, dia de descanso.

Pai de três filhos, foi casado com Vartuhy, filha de armênios. Vítima de um infarto em 1984 e de outro em 1997, tinha sido internado com retenção de líquidos. Recebera alta, mas, no domingo (20), não resistiu a uma parada cardíaca. Deixa sete netos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página