Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2013 - 22h58

Ministério Público denuncia dois por desabamento de prédios no Rio

Publicidade

DO RIO

A juíza Simone de Faria Ferraz, da 31ª Vara Criminal da Capital, no Rio recebeu nesta quarta-feira (30) a denúncia do Ministério Público contra dois acusados de serem responsáveis pelo desabamento de três prédios no centro da cidade em 25 de janeiro de 2012.

Leia cobertura sobre o desabamento no Rio
Veja galeria de fotos do desabamento
Indenização ficará para os netos, diz vítima de desabamento no Rio
PF deve indiciar sete pessoas por desabamentos no Rio

Sérgio Alves de Oliveira e Cristiane do Carmo Azevedo, respectivamente sócio majoritário e administradora de obras da empresa TO Tecnologia Organizacional, são acusados de serem responsáveis pela execução das obras que resultaram no desabamento do edifício Liberdade e outros dois prédios.

No acidente, 16 pessoas morreram e cinco ainda estão desaparecidas. Na mesma decisão, a magistrada rejeitou a denúncia em relação aos outros quatro indiciados pelo Ministério Público: os pedreiros Gilberto Figueiredo de Castilho Neto e André Moraes da Silva e os ajudantes de pedreiro Alexandro da Silva Fonseca Santos e Wanderley Muniz da Silva, que trabalhavam na reforma do 9º andar do edifício Liberdade.

Segundo a denúncia, Sérgio de Oliveira teria iniciado a obra na estrutura do espaço sem o acompanhamento de engenheiros ou arquitetos. Além disso, ele teria utilizado na reforma do 9º andar o projeto de outros andares do mesmo prédio. Já Cristiane Azevedo seria a responsável pela contratação dos pedreiros e ajudantes de pedreiros.

Sobre os pedreiros contratados e denunciados pelo Ministério, a juíza considerou a denúncia "exagerada". "São ao que se constata, homens de pouca formação. Homens comuns do povo que dia a dia constroem este país. Contudo, sem qualquer conhecimento técnico para isso, somente a vivência, o dia a dia dos canteiros de obra", escreveu.

Ainda segundo a magistrada, Gilberto, André, Alexandro e Wanderley devem ser ouvidos como testemunhas do caso.

Para o Ministério, a reforma realizada no 9º andar do edifício Liberdade foi a causa do desabamento do prédio, bem como dos dois edifícios contíguos --Treze de Maio e Colombo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página