Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2013 - 09h57

Ataques avançam em SC mesmo com barreiras e reforço policial

Publicidade

JEFERSON BERTOLINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Apesar de o policiamento nas ruas ter sido reforçado, Santa Catarina voltou a registrar ataques na madrugada deste domingo (17), o que elevou a 107 o total de ocorrências desde o início da onda de violência, em 30 de janeiro.

Polícia prende cinco advogados suspeitos de participação em atentados de SC
SC transfere 40 presos a unidades federais em resposta aos atentados
SC registra 5 novos ataques após chegada da Força Nacional de Segurança
Governo federal envia Força Nacional para conter ataques em SC
Com onda de violência, governo de SC suspende aulas noturnas nesta sexta

O único ataque entre a noite de sábado (16) e a manhã deste domingo foi registrado em Tubarão (131 km de Florianópolis), onde criminosos tentaram queimar o carro de um policial militar.

Segundo o boletim de ocorrência, o Fiat Stilo estava estacionado na frente da casa do proprietário, no bairro Fabio Silva, e foi incendiado parcialmente.

Em todo o Estado, o número de cidades com ataques chega a 34, o dobro do registrado em novembro do ano passado, com 68 casos, em 17 cidades, durante sete dias.

O governador Raimundo Colombo (PSD) disse no sábado (16) que, mesmo com o reforço da Força Nacional de Segurança, que chegou a Santa Catarina na sexta-feira (15), o Estado espera "pequenos atos de vandalismo" durante o que chamou de "enfrentamento enérgico da crise".

Para o governador, o mais importante é aniquilar os mentores dos atentados. "Nós estamos quebrando a espinha dorsal do crime organizado", disse ele sobre o conjunto de medidas anticrise, que preveem transferência de presos, novas prisões e barreiras em todas as divisas do Estado.

Na madrugada de sábado, 40 criminosos catarinenses foram transferidos para unidades federais de segurança máxima. Segundo a Polícia Civil, todos são suspeitos de determinarem os ataques de dentro da prisão e de fazerem parte do PGC (Primeiro Grupo Catarinense), facção por trás dos atentados.

Também no sábado, a Polícia Civil começou operação para cumprir 97 mandados de prisão contra suspeitos de participação nos atentados. A polícia prendeu 25 pessoas em casa. Outras 45 já estavam nas prisões e foram indicadas pelo crime. Há ainda 27 mandados para se cumprir.

O delegado Akira Sato, responsável pela operação, informou que há uma dificuldade no cumprimento desses 27 mandados porque muitos criminosos fugiram, mas disse que o trabalho vai continuar até quando for necessário.

BARREIRAS

Neste domingo, com apoio da Força Nacional de Segurança, há barreiras policiais nos principais acessos a Santa Catarina.

O trabalho faz parte da Operação Divisa, anunciada pelo governador e pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) no sábado.

O objetivo é combater principalmente o tráfico de drogas, o que ambos acreditam "alimentar as facções criminosas" que orquestram os ataques.

O ministro não informou quantos homens da Força Nacional estão em Santa Catarina e quantos dias ficarão no Estado.

Pena Filho - 02.fev.13/Agência RBS/Folhapress
Ônibus é incendiado em mais um dia de ataques criminosos em SC; turistas ignoram crise no Estado
Ônibus é incendiado em mais um dia de ataques criminosos em Santa Catarina; já são mais de cem ocorrências
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página