Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2013 - 12h58

Em Brasília, Haddad pede mais investimentos federais para São Paulo

Publicidade

CAROLINA OMS
DE BRASÍLIA

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), veio a Brasília nesta quarta-feira (20) pedir mais convênios com o governo federal nos investimentos feitos no município de São Paulo.

"Estamos trabalhando em todas as frentes para estruturar um plano de investimentos", disse o prefeito depois de se reunir com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.

Para o prefeito, os recursos que chegam através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em São Paulo estão "aquém do necessário".

"Podemos aumentar muito os convênios com saúde e educação. Em educação, por exemplo, hoje é zero, nem fora do PAC , nem dentro do PAC", disse Haddad.

O prefeito pretende financiar a construção de CEUs (Centro Educacional Unificado) e de creches por meio de convênios com o governo federal. "Há recurso suficiente pra isso".

Ainda de acordo com o Haddad, o investimento per capita de São Paulo é a metade do Rio de Janeiro, "uma das razões é o baixo aproveitamento de São Paulo no PAC"

O prefeito também destacou a importância da mudança do indexador da dívida paulista para incentivar os investimentos na cidade.

Hoje os juros da dívida da cidade são corrigidos pelo índice de inflação IGP-M, que é mais 9% ao ano. Essa indexação consome parte significativa do orçamento da cidade com pagamento de juros.

Segundo Haddad, a dívida em São Paulo hoje está em R$ 30 milhões, crescendo a 17% ao ano. "[A mudança] é fundamental. Vai transformar São Paulo de insolvente em solvente".

Haddad disse que o governo federal vai priorizar a aprovação da mudança do indexador no Congresso ainda no primeiro semestre de 2012.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página