Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2013 - 00h02

Nair Lemos Gonçalves (1920-2013) - A 1ª professora titular de direito da USP

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

"É difícil imaginar o quanto estou feliz", disse Nair Lemos Gonçalves à Folha, em 1976. Aos 56, ela tinha acabado de se tornar a primeira mulher professora titular da Faculdade de Direito da USP, na disciplina de direito do trabalho.

Chegar ali não tinha sido fácil. Formou-se normalista com a ajuda financeira da diretora do colégio e só foi fazer direito, aos 30, quando criaram o curso noturno na USP.

Nair perdeu a mãe aos 15 e morou com o pai numa pensão porque era o que podiam pagar. Em 1942, trabalhando como funcionária pública, conheceu o cientista José Reis (1907-2002), de quem se tornou assistente e discípula.

Fundador da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e diretor de Redação desta Folha de 1962 a 1967, Reis a incentivou a estudar direito. Formou-se em meados da década de 50.

Especializou-se em direito trabalhista, na área de acidentes no trabalho, e organizou livros como "Curso de Direito do Trabalho". Lançou outros, como "A Pessoa Excepcional e a Legislação Brasileira".

Chegou a ser vice-diretora da Faculdade de Direito da USP e a primeira mulher em exercício do cargo de diretora.

Em 1994, reuniu textos de José Reis e deu, na Folha, o Curso Rápido de Divulgação Científica. O material originou os primeiros volumes de uma coleção do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da USP.

Era organizada e adorava viajar, como lembra o sobrinho Cláudio, que guarda os postais que a tia lhe enviava.

Em 1998, quebrou o fêmur e optou por não mais sair de casa. Morreu no domingo, aos 93, de problemas cardíacos. Solteira, não deixa filhos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página