Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2013 - 13h53

Após invasão, índios deixam hotel invadido no sul da Bahia

Publicidade

MÁRIO BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM UNA (BA)

Índios da etnia tupinambá que invadiram um hotel de luxo em Una (sul da Bahia), no último domingo, deixaram o local nesta quarta-feira (10).

Em protesto, índios invadem hotel de luxo na Bahia

Cerca de 30 índios saíram de forma pacífica depois de a Funai (Fundação Nacional do Índio) mostrar, com um mapa, que o hotel não está dentro da área reivindicada pelos índios para demarcação de uma reserva.

Os índios foram levados em caçambas de caminhonetes da Polícia Federal para comunidades da etnia tupinambá localizadas entre os municípios de Ilhéus e Una. A etnia está presente também em Buerarema.

Assim que os indígenas saíram, quatro funcionários do hotel entraram pra checar se houve danos no local. Nesta quarta-feira, a Folha mostrou que os índios estavam usando as instalações dos 14 bangalôs do hotel, onde uma diária custa R$ 1.000.

Mario Bittencourt/Folhapress
Índio tupinambá, um dos 70 que invadiram hotel de luxo na Bahia, assiste à TV a cabo em bangalô
Índio tupinambá, um dos 70 que invadiram hotel de luxo na Bahia, assiste à TV a cabo em bangalô

Um funcionário que preferiu não ter o nome divulgado e nem se deixou fotografar mostrou um dano no teto de uma das cozinhas do hotel. "Foram os índios que fizeram isso, pois até domingo passado não estava assim", afirmou.

Os índios, contudo, negam qualquer dano. "Nossa intenção não é provocar prejuízo material e sim fazer pressão no governo para que seja logo demarcada a nossa terra. Não danificamos nada no hotel", afirmou o cacique Val Tupinambá, 35.

A área que os índios reivindicam, de 47,3 mil hectares, abrange partes dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, e o processo de demarcação está no Ministério da Justiça pronto para ter a portaria declaratória publicada, segundo informou a Funai.

Na região, segundo os índios, há outras 46 propriedades ocupadas. Dessas, nove áreas já tiveram a reintegração de posse cumprida. Os tupinambás voltaram a ocupar quatro.

O delegado chefe da Polícia Federal em Ilhéus, Mário Vinícius de Lima, informou que existem três mandados de reintegração de áreas ocupadas pelos tupinambá já emitidos pela Justiça Federal. "Estamos programando para fazer o cumprimento dos mandados semana que vem", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página