Descrição de chapéu Obituário Marco Antonio Mora (1946 - 2018)

Mortes: Capitaneou com excelência o esporte na TV

Crédito: Reprodução/Memória Globo Corpo de Marco Mora, ex-diretor da Central Globo de Esportes, é velado em SP.Marco Mora trabalhou na TV Globo entre 1972 e 2015
Marco Mora, ex-diretor de esportes na Globo

PAULO GOMES
De SÃO PAULO

Dentre os inúmeros profissionais que trabalharam atrás das câmeras para concretizar uma transmissão televisiva, Marco Mora integra o panteão nacional. Com mais de quatro décadas na Globo, foi o timoneiro do esporte na emissora nos últimos anos.

Sua aplicação à profissão era tida como impecável. Era "muito preocupado com a qualidade do que ia ao ar", diz o repórter Mauro Naves.

Quando ocorriam falhas, não poupava o responsável de broncas em alto e bom som –mas era justo e sincero. Defendia os seus pontos de vista com embasamento.

A posição direta e sem papas na língua passava confiança, e os incautos que superassem o susto inicial poderiam desfrutar de extremo carinho após conquistar o entrosamento com o "professor".

Paulistano, Marquinho começou a carreira como técnico no Teatro de Arena. De lá seguiu para a TV Tupi e, em 1972, para a Globo. Foi um dos responsáveis pela implantação do "Telecurso" e passou por diversas áreas, destacando-se na transmissão da Copa do Mundo de 1982 e assumindo a direção do "Esporte Espetacular" em 1987.

Desde então, foi diretor de Eventos e diretor-executivo da Central Globo de Esportes, de onde se aposentou em 2015.

"A intenção é sempre fazer o melhor para quem está em casa", disse, na ocasião, após homenagem de Galvão Bueno no "Bem Amigos", do SporTV.

"Para todos, o legado que fica é o de muito profissionalismo", afirma Mauro Naves.

Morreu na quarta-feira (3), aos 71, por insuficiência respiratória e falência de múltiplos órgãos. Deixa a mulher, Cristina, e o filho Eduardo.

coluna.obituario@grupofolha.com.br


Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.