Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2010 - 14h41

Metrô de SP abre ao público estações da nova linha amarela

Publicidade

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

Os curiosos que se aglomeraram em frente às estações Paulista e Faria Lima --as duas primeiras da linha 4-amarela do metrô-- puderam usar os novos trens às 13h24 desta terça-feira.

A cerimônia de inauguração estava marcada para as 12h, no entanto os trens só seriam abertos para a população às 13h30. Houve uma confusão nos horários, o que causou o tumulto em frente às novas estações.

Hoje, o horário de funcionamento será reduzido em razão do evento de inauguração; a nova linha irá funcionar por pouco mais de uma hora. A partir desta quarta-feira (26), as duas estações funcionarão das 9h às 15h --fora dos picos da manhã e da tarde.

Com 3,6 km, o trecho terá passagem gratuita por três semanas. Depois, o bilhete unitário custará R$ 2,65.

Com as duas estações, a economia de tempo é expressiva. Às 18h06, a Folha levou 22 minutos de ônibus entre os pontos da Paulista e Faria Lima. De carro, o tempo chegou a 16 minutos --das 17h50 às 18h06. A nova linha fará o percurso em 3,5 minutos.

Deficiências

As duas novas estações não têm banheiro, o que contraria portaria do secretário José Luiz Portella (Transportes Metropolitanos). A pasta afirma que resolverá o problema, mas não diz quando.

Também falta um acordo com operadoras de telefonia celular para que os aparelhos funcionem no túnel. Por fim, os mapas nas paredes não incluem a linha 4. Isso ocorre porque a linha ainda está incompleta, segundo a Via Quatro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página