Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2010 - 19h51

Saúde faz parceria para produzir 7 medicamentos importados no Brasil

Publicidade

RICARDO WESTIN
DE SÃO PAULO

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou nesta terça-feira em São Paulo da assinatura de parcerias entre indústrias farmacêuticas públicas e privadas que permitirão ao Brasil fabricar sete novos medicamentos.

Graças aos acordos, segundo Temporão, a rede pública de saúde não precisará mais importar certos remédios imunossupressores (para pacientes transplantados) e para o tratamento do mal de Alzheimer, da Aids, da osteoporose, da tuberculose e da asma.

De acordo com as parcerias, que envolvem recursos públicos, laboratórios privados --como a Cristália-- criam a base dos medicamentos e a produção em escala fica a cargo de laboratórios públicos --como a Furp (Fundação para o Remédio Popular) e o Lafepe (Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco).

Em novembro do ano passado, o Ministério da Saúde havia intermediado nove parcerias semelhantes. Quando todos os 17 medicamentos estiverem sendo produzidos, o ministério estima que a economia para o SUS (Sistema Único de Saúde) será de R$ 170 milhões por ano.

Os remédios produzidos no Brasil são, em média, 20% mais baratos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página