Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2010 - 17h52

Cetesb fará monitoramento de praias que apresentam condições impróprias para banho

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) anunciou que fará no segundo semestre de 2010 uma campanha de monitoramento de organismos patogênicos em 12 praias do litoral do Estado, cujas condições de balneabilidade apresentam-se sistematicamente impróprias.

Oito delas ficam na Baixada Santista e as outras quatro no litoral norte. A medida atende a uma recomendação do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de 2000.

As praias que serão monitoradas na Baixada Santista pela Cetesb são: Colônia Sesc, em Bertioga; Pitangueiras, no Guarujá; Ponta da Praia, em Santos; Gonzaguinha, em São Vicente; Vila Caiçara, na Praia Grande; Central, em Mongaguá; Centro, em Itanhaém; e Peruíbe, no trecho da avenida São João, em Peruíbe.

No litoral norte, a lista inclui Itaguá, em Ubatuba; Prainha, em Caraguatatuba; Porto Novo, em São Sebastião; e Itaguaçu, em Ilhabela.

Os microrganismos patogênicos que serão pesquisados são a Giárdia, Cryptosporidium, Salmonella e enterovírus. Essa é a segunda campanha programada pela Cetesb com essa finalidade. A primeira ocorreu no final da década passada.

No verão passado, um surto de norovírus no Guarujá atingiu 698 pessoas no município, causando náuseas, vômitos, diarréias e outros sintomas. A principal forma de transmissão desse organismo é pela água e alimentos, mas pode ocorrer também por via aérea.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página