Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2010 - 07h52

Mais 17 PMs são presos por mortes na Baixada Santista (SP)

Publicidade

AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO

A Corregedoria da Polícia Militar prendeu entre anteontem e ontem mais 17 policiais militares suspeitos de envolvimento na série de homicídios ocorridos na Baixada Santista no mês de abril.

Desde a última quarta-feira, 22 PMs já foram presos. Todos os suspeitos foram trazidos de quartéis do litoral para a corregedoria, na capital paulista, onde terão de cumprir prisão disciplinar de até cinco dias.

Caso a corregedoria encontre evidências da participação desses policiais nos 23 assassinatos ocorridos entre 17 e 26 de abril deste ano, será pedido à Justiça a prisão temporária deles. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados pela corporação.

No início tarde de ontem, era intensa a movimentação de mulheres, advogados, amigos e familiares dos policiais na sede da corregedoria, na Luz (centro).

A detenção dos suspeitos foi confirmada pelo Ministério Público, que está acompanhando as investigações.

Procurado, o Comando Geral da PM informou que não iria se posicionar sobre o assunto para "evitar problemas no curso das investigações", que são feitas em conjunto com a Polícia Civil.

As prisões disciplinares dos 22 PMs só aconteceram depois que a Polícia Civil deteve três pessoas por porte ilegal de armas na última quarta-feira. Uma delas forneceu nomes de policiais que poderiam ter relação com as 23 mortes na Baixada.

A Folha apurou que a Polícia Civil tem pelo menos dois focos de investigação. Um vai na linha de vingança de policiais pela morte do soldado da PM Paulo Rafael Pires, 27, morto a tiros em abril na periferia do Guarujá. As outras 22 mortes ocorreram na sequência da dele, todas a tiros.

A outra suspeita é a de que exista uma disputa de traficantes por pontos de venda de drogas na Baixada. Alguns dos detidos poderiam ter relação com essa briga.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página