Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2010 - 19h09

Lula será recebido amanhã com greve de ônibus em Fortaleza (CE)

Publicidade

PAOLA VASCONCELOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FORTALEZA

Motoristas, cobradores e fiscais de ônibus de Fortaleza (CE) vão paralisar os trabalhos amanhã, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará a cidade. O início da greve está previsto para a 0h.

Depois de várias rodadas de negociação, algumas mediadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, empresários e trabalhadores não entraram em acordo. Na manhã desta segunda-feira, em assembleia, motoristas e cobradores reforçaram o pedido de 33% de aumento salarial. As empresas não concordaram e mantiveram a proposta de 5,5% de reajuste.

Conforme o diretor-técnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará, Dimas Barreira, a entidade vai dar entrada ainda hoje com pedido de dissídio coletivo na Justiça do Trabalho por considerar que não há mais condições de negociar com os trabalhadores. Segundo ele, mesmos com a greve, 100% dos veículos estarão disponíveis para aqueles motoristas e cobradores que não aderirem ao movimento. "Não vamos aceitar movimento paredista", disse.

O sindicato que representa os grevistas disse que vai cumprir o que foi acordado na Justiça e manter a prestação do serviço de transporte coletivo em Fortaleza e região com 70% do efetivo em horário de pico e 50% nos demais horários. No entanto, o assessor político do sindicato, Valdir Pereira, informou que aguardam decisão do Tribunal Regional do Trabalho e esperam que este percentual seja de 60% e 40%.

"Estaremos nas garagens para tentar convencer os motoristas e cobradores a cumprirem a ordem judicial. Nós não rompemos o canal de negociação e permanecemos abertos. O objetivo da paralisação é exatamente forçar uma negociação", disse o assessor político da entidade, Valdir Pereira.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, vinculada à prefeitura, está tomando uma série de medidas para diminuir os prejuízos.

Entre as ações, vai reforçar o efetivo da Guarda Municipal e monitorar, via GPS, a circulação dos ônibus para saber se estão cumprindo o percentual de garantia do serviço.

O sistema integrado de transporte da região é utilizado diariamente por um milhão de pessoas. Lula vai à cidade para inaugurar um banco de sangue de cordão umbilical e para a aula inicial de um projeto para jovens.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página