Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2010 - 17h29

Frio no Norte do país chega perto de recorde

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Uma friagem atípica provoca a queda de temperatura desde o fim de semana no Amazonas. No domingo (18), em Manaus, a mínima registrada foi de 20ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A população teve que tirar os casacos e moletons do armário. As temperaturas mais baixas foram registradas no sul do Estado.

Massa de ar frio derruba temperaturas no Sul; termômetros podem marcar 0ºC
Chuva e neblina provocam atrasos e cancelamentos de voos em Foz do Iguaçu (PR)

Em Eirunepé (a 1.245 km de Manaus) a mínima foi de 14ºC. Acostumado a enfrentar uma sensação térmica de 40ºC nesta época do ano, o auxiliar de administração, William Mendonça, 20, disse que nunca tinha sentido um frio tão grande na cidade. "Estou todo agasalhado e mesmo assim, estou sentindo muito frio", disse.

A friagem atípica é resultado de uma intensa massa de ar frio e seco, reflexo do inverno no Hemisfério Sul, segundo a meteorologista do Inmet, Lúcia Gularte. "Essa massa de ar frio e seco não para de jogar pulsos de ventos frios e secos para o sul da Amazônia, onde caiu significativamente a temperatura no Amazonas, Acre, Rondônia, sul de Roraima e noroeste do Mato Grosso", disse.

A previsão é que a frente fria permaneça na Amazônia até quarta-feira (20), diz a meteorologista. Ela afirmou que foi em Rio Branco (AC) que se registrou a temperatura mais baixa da atual friagem: 7ºC. "Quase bateu o recorde histórico que foi de 6ºC no ano de 1975", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página