Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 10h32

Ventos de até 124 km/h causam estragos e deixam 11 feridos no RS

Publicidade

JOSÉ MASCHIO
DE PORTO ALEGRE
DE SÃO PAULO

Atualizado às 13h18.

As cidades de Canela e Gramado, no Rio Grande do Sul, foram atingidas por fortes ventos entre a noite de ontem (21) e a madrugada desta quinta-feira, alcançando até 124 km/h, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). De acordo com a Defesa Civil, ao menos 11 pessoas ficaram feridas.

Inicialmente, o órgão tinha informado que o número de feridos chegava a 13, mas a informação foi corrigida.

Após vendaval, Canela (RS) ainda registra cerca de 2.000 casas sem luz
"Parece que uma motosserra passou pela cidade", diz prefeito de Canela (RS)

Por volta das 10h20, as prefeituras das duas cidades ainda contabilizavam os danos. Segundo o major Aurivan Chiochetta, da Defesa Civil, apenas em Canela, foram registradas 11 pessoas feridas levemente e 10 pessoas desabrigadas. Além disso, mais de 200 casas foram atingidas.

Ainda em Canela, o muro do Palácio das Hortênsias (residência de inverno do governo do RS) caiu. A sede da Prefeitura e outros prédios públicos também foram bastante afetados. Já em Gramado, a prefeitura informou que os dados ainda estão sendo avaliados.

Na manha de hoje, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul distribuiu kits dormitório (colchões, cobertores) e cestas de alimentação aos desabrigados.

Além dos estragos em Canela e Gramado, na região das hortênsias, os temporais no Rio Grande do Sul provocaram queda de barreira no quilômetro 110 da Br- 116, no município de São Marcos (região da Serra), chuvas de granizo em Farroupilha e Imigrante, e quedas de energia elétrica e alagamentos em Canoas (região metropolitana de Porto Alegre) e na capital.

Homens da Defesa Civil ainda avaliam se os ventos foram causados por um tornado. O meteorologista Flávio Varone, do 8º Distrito Meteorológico do Inmet, em Porto Alegre, foram registradas ainda chuvas fortes em alguns pontos, como em São José dos Ausentes e Caxias do Sul. Para hoje, são esperadas apenas chuvas leves. As temperaturas devem cair.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página