Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2010 - 07h57

Pacientes de Ribeirão Preto (SP) devem receber SMS para lembrar consultas

Publicidade

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) estuda enviar mensagens de texto por celular (SMS) ou telefonar para pacientes que agendaram consultas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O objetivo é diminuir as faltas e otimizar os atendimentos na rede básica.

Atualmente, a prefeitura envia cartas aos pacientes, mas o serviço é considerado caro e não tem a eficiência esperada. A Secretaria da Saúde estima que entre 30% e 40% das consultas marcadas não ocorrem por faltas.

Segundo o secretário da Saúde de Ribeirão, Stenio Miranda, o índice de faltas é alto e prejudica não só a prefeitura, que gasta com um serviço que não é realizado, mas os pacientes, que acabam indo direto ao pronto-atendimento das Unidades Básicas Distritais de Saúde, superlotando o sistema.

"A consulta que não é realizada acaba sendo uma perda de tempo e de recursos."
Além das faltas, Miranda diz que a secretaria está trabalhando com funcionários que marcam as consultas.

"Algumas vezes observamos que há consultas disponíveis, mas por falha do profissional essa vaga não é disponibilizada. Para melhorar essa situação estamos reformulando as agendas."

No ano passado o Poupatempo adotou o sistema de enviar SMS aos usuários que se cadastraram para lembrá-los sobre o atendimento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página