Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2010 - 20h37

Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio, começa a ser controlado

Publicidade

DE SÃO PAULO

O incêndio que atinge o Parque Nacional do Itatiaia, na fronteira do Rio com Minas Gerais, começou a ser controlado na noite deste domingo. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pelo parque fundado em 1937, a maior parte do fogo já foi controlada, mas ainda há focos de incêndio.

Segundo o tenente-coronel do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Ernani da Mota, "o próximo passo é avaliar a dimensão do estrago causado pelo incêndio e acompanhar as condições climáticas do lugar para que não hajam novas combustões".

O incêndio começou na madrugada de sexta-feira (13) e já dura mais de dois dias. Cerca de 170 homens ajudam no combate ao incêndio.

Ontem, o ICMBio acionou o Ministério do Meio Ambiente para conseguir ajuda. Foram destacados militares e aeronaves do Comando de Aviação do Exército, de Taubaté (SP), além de bombeiros de Resende (RJ), brigadistas do Parque Nacional da Tijuca e do Parque Nacional da Serra da Bocaina, e equipes da Academia Militar das Agulhas Negras, vizinha do parque.

De acordo com o instituto, a região mais afetada pelo fogo fica próxima à nascente do rio Aiuruoca. A área atingida ainda não foi calculada, mas está localizado em uma região de difícil acesso.

Por este motivo, o apoio aéreo foi fundamental para a contenção das chamas. Um helicóptero Cougar, do Exército, que chegou ao local no sábado, auxiliou no transporte dos brigadistas para os locais de incêndio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página