Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2010 - 00h00

Paulo Ernesto Tolle (1918 - 2010) - Criou o ITA e mudou o Senai

Publicidade

FELIPE CARUSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 1970, Paulo Ernesto Tolle queria se aposentar. Depois de uma vida de muito trabalho, dizia que viraria motorista da mulher, Katie, com quem se casou em 1938.

Leia sobre outras mortes

O desejo de continuar trabalhando com educação, porém, o levou aceitar o cargo de diretor do Senai, em SP, função que exerceu até 1992.

Nessas duas décadas, expandiu a rede, criou escolas técnicas e primou pela qualidade do ensino.

Vivia de novo a possibilidade de moldar um sistema de ensino, como havia feito no final dos anos 40, quando integrou a comissão de criação do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Formado em direito pela Faculdade de Niterói (RJ) e com mestrado em direito aeronáutico, discutia com colegas as bases de um instituto sem similar no país à época.

Em 1951, mudou-se com a mulher e a filha, Vera, para a sede do ITA, em São José dos Campos (SP). Além de assessor jurídico e professor, ensinava os professores a dançar e levava as crianças para brincar. Em 1963, voltou a SP, cidade em que nascera.

Filho único de uma brasileira e um alemão que perdeu tudo com a desvalorização do marco, aprendeu inglês ouvindo as aulas de uma prima mais rica e francês com as amigas da mulher.

Foi presidente do Conselho Estadual de Educação, secretário municipal da Educação e depois do Estado e diretor vice-presidente da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Morreu na quinta-feira (12), aos 91, em São Paulo. Deixa a filha. A missa de sétimo dia será amanhã, às 11h, na igreja S. José, em SP.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página